A escolha de comprar ou alugar um imóvel é muito importante para qualquer família. Afinal, comprar exige uma quantia de dinheiro significativa para pagar à vista ou dar uma entrada e alugar exige uma boa disciplina financeira para arcar com as despesas do aluguel todos os meses.
Por um lado, o sonho da casa própria continua vivo, inclusive para a Geração Z que, além de experiências, também está em busca de segurança e equilíbrio na vida.
Por outro, há quem só queira experiências mesmo e prefira o aluguel justamente pela possibilidade de morar em vários lugares. Em Porto Alegre, por exemplo, houve aumento na locação de imóveis de 2018 até abril de 2022.
Certamente, a condição financeira e as perspectivas de vida de cada pessoa é o que determinam se vale a pena comprar ou alugar um imóvel.
No entanto, existem outros fatores necessários para analisar antes de tomar uma decisão.
Continue a leitura e vamos conferir!
Qual é a melhor escolha: comprar ou alugar um imóvel?
MOTIVOS PARA COMPRAR UM IMÓVEL
Primeiramente, a vantagem mais óbvia: você vai comprar a sua própria casa, o seu patrimônio.
Além disso, a compra de imóvel é um investimento seguro por ser um bem durável e que se valoriza ao longo dos anos. Assim, dependendo da localização e outros fatores, um dia o imóvel pode ser vendido por um preço ainda mais vantajoso do que foi comprado.
Outra opção que funciona como um investimento e renda extra é a locação do imóvel. Você escolheu comprar ao invés de morar de aluguel, e pode obter uma renda extra se colocar este imóvel para locação.
A parte financeira pode ou não ser um ponto positivo. Depende do ponto de vista e do seu bolso.
Muita gente tem a possibilidade de pagar o imóvel à vista e prefere realizar um financiamento para ter sua reserva de emergência em dia. Em relação ao financiamento, é necessário verificar os juros e a quantidade de parcelas (que pode se estender por anos), por exemplo.
Na hora de escolher entre comprar ou alugar um imóvel, existem outros fatores que te ajudam a optar pela compra do imóvel:
Realização do sonho da casa própria
Realizar um sonho é muito bom, não é?
Ainda mais uma casa, um patrimônio tão valioso e que oferece segurança, conforto e liberdade para você viver como quiser.
Previsibilidade
Ao comprar sua própria casa, você sabe que viverá ali para sempre ou até o momento em que quiser se mudar para outro lugar. Ao contrário de quem vive de aluguel, em que o proprietário pode pedir o imóvel antes de finalizar o contrato.
Por isso, você tem a segurança de morar em um lugar seu, sem se preocupar em procurar outro imóvel às pressas.
Autonomia para reformas
O lado bom de ter a sua casa própria é poder reformá-la e decorar da maneira que você quiser, sem pedir autorização para ninguém. Claro, se o seu imóvel próprio for um apartamento, é preciso, sim, solicitar autorização do condomínio para grandes reformas.
Mas, no geral, você é livre para decorar. Ao contrário do aluguel, em que o proprietário pode negar a pintura da parede, por exemplo.
MOTIVOS PARA ALUGAR UM IMÓVEL
Alugar é um procedimento menos burocrático do que comprar, não só pela documentação do imóvel, mas também pela parte financeira.
Além disso, muitas questões relacionadas ao imóvel são de responsabilidade do proprietário e você, como inquilino, não precisará arcar com os custos ou se preocupar com algumas manutenções e obras.
Por não haver um retorno a longo prazo, muitas pessoas acham que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, afinal, o imóvel não é seu e todo o investimento é no patrimônio de outra pessoa.
Além disso, em toda virada de ano ou quando o contrato se renovar, é comum que o aluguel seja reajustado. Por isso, ter uma boa disciplina financeira é imprescindível.
Confira outros motivos que podem te fazer alugar um imóvel, na hora de escolher entre comprar ou alugar:
Mais orçamento disponível para investir
Alugar é jogar dinheiro fora? Se você tiver estratégias… não!
Mesmo que você não tenha retorno imediato com a ocupação do imóvel, você pode reservar um valor mensal para fazer alguma aplicação financeira e fazer o seu dinheiro render.
Sem burocracias
Optar pelo aluguel é se ver livre da documentação burocrática, comum em um financiamento imobiliário, por exemplo.
Até mesmo online é possível fechar uma negociação, sem a necessidade de fiador.
Contrato flexível
Se você está em um momento da vida onde não sabe muito bem o que quer para o futuro, o aluguel pode ser a melhor opção.
E, se você nunca consegue ficar muito tempo em uma mesma cidade ou bairro, e gosta da experiência de se mudar, fazer novos amigos e explorar outros lugares, alugar não é “jogar dinheiro fora”, é apenas a sua forma de viver do jeito que te faz melhor!
Seja comprar ou alugar, a LUAGGE pode te ajudar!
E então, você prefere comprar ou alugar um imóvel?
Independentemente da sua escolha, outro item necessário na sua jornada é escolher a melhor imobiliária.
Sendo assim… que tal escolher a imobiliária que mais cresce na capital gaúcha para te ajudar a decidir entre comprar ou alugar um imóvel? Seja qual for a sua decisão, conte com a Luagge Imóveis!
Nenhum comentário