Existem muitos tipos de apartamentos. Studio, kitnet, cobertura, flat, garden. Mas definir qual combina mais com o seu momento de vida é ideal para não errar na hora de assinar o contrato de compra e garantir a melhor escolha!
Depois que você leu o nosso blog “Casa ou apartamento: qual imóvel vale mais a pena?” e finalmente escolheu pelo apartamento, surgiu a dúvida: “qual tipo de apartamento é melhor para mim?“
Como assim você não sabe que existem vários tipos de apartamentos?
Pois é, a jornada de compra do seu imóvel dos sonhos não é fácil, mas a gente garante que vale muito a pena!
Este é mais um momento de definir o que é melhor para você e seu futuro, ou da sua família.
Se você for morar sozinho, talvez prefira um espaço mais compacto, que cabe apenas o necessário e seja funcional para o seu dia a dia.
Agora, se você vai se mudar com a sua família, é preciso ter mais espaço, não é? Vários quartos para os filhos (ou futuros filhos), ambientes maiores para confraternizações, uma cozinha que caiba a família toda no almoço de domingo.
Sim… são muitas questões a analisar, até porque, todos os tipos de apartamentos têm suas vantagens e desvantagens e nós queremos morar em um imóvel bem vantajoso, certo?
Então, vamos conferir mais detalhes sobre todos os tipos de apartamentos disponíveis no mercado imobiliário?
Continue a leitura e confira!
Quais são os principais tipos de apartamentos?
KITNET
A kitnet é um dos tipos de apartamentos mais antigos do mercado imobiliário. São ideais para quem quer sair da casa dos pais e morar sozinho, iniciando sua independência financeira.
No geral, as kitnets têm dois cômodos, sendo uma sala-quarto ligada à cozinha + banheiro, ou três cômodos, com cozinha, sala-quarto e banheiro.
Com metragem bem reduzida, a kitnet não tem divisão de ambientes, a não ser para o banheiro. É um imóvel perfeito para quem trabalha o dia todo fora de casa e busca funcionalidade em sua rotina.
LOFT
Entre todos os tipos de apartamentos, o loft tem uma história peculiar!
Surgiu na cidade norte-americana de Nova York, na década de 60, quando algumas fábricas foram desativadas e os espaços vazios foram transformados em apartamentos.
Por causa disso, o Loft é um ambiente sem divisórias e, geralmente, tem pé-direito alto e janelas grandes para proporcionar boa entrada de luz. A altura do imóvel, então, é uma boa vantagem para criar um segundo andar.
Devido à sua história, a tendência é que a decoração do Loft seja mais industrial e contemporânea, o que atrai um público mais jovem e descolado, com um estilo de vida mais prático.
STUDIO
O Studio é um apartamento que se tornou muito popular nos últimos anos nas principais capitais brasileiras. É considerado um imóvel intermediário, entre a Kitnet e o Loft.
Também não tem divisórias entre os ambientes, sendo voltado para pessoas solteiras, que buscam praticidade para a sua rotina de trabalho e estudos.
A sua principal vantagem em relação a Kitnet e ao Loft, é que o condomínio do Studio oferece lazer completo e uma gama de serviços essenciais, como academia, lavanderia compartilhada, pet place, coworking, entre outros.
Outro ponto positivo é a localização privilegiada! Geralmente, o Studio está localizado próximo a estações de metrô ou em endereços bem localizados, que proporcionam fácil acesso para vários locais.
FLAT
De todos os tipos de apartamentos que conhecemos aqui, o Flat é o mais “diferentão”.
Então, se você busca conforto de uma casa e os serviços de um hotel, o Flat pode ser o imóvel ideal para você!
Também conhecido como apart-hotel, o Flat é um apartamento com cara de hotel.
Não conseguiu entender? Funciona assim:
O Flat é um apartamento com metragem um pouco maior do que um quarto de hotel. E, para que os condôminos realmente se sintam em um, diversos serviços de hotelaria são oferecidos no condomínio, como limpeza diária, refeições e lavanderia.
No geral, o Flat tem uma suíte com cozinha pequena ou dois dormitórios, cozinha e banheiro.
A ideia principal dos Flats é o uso misto: moradores fixos e aluguel temporário.
APARTAMENTOS TIPO – PADRÃO
Você já ouviu falar no conceito de “apartamento tipo”? É o nome que o mercado imobiliário usa para o apartamento padrão, aquele que, provavelmente, é o que você está procurando.
Pois bem, entre todos os tipos de apartamentos que já vimos por aqui, o apartamento tipo é o mais comum.
Para começar, a planta tem divisória sim! Todos os ambientes têm paredes, independentemente da metragem.
E, exatamente por conta da metragem, que pode ser grande ou pequena, o apartamento tipo é ideal para famílias ou grupos, afinal, existem diversas plantas com mais de um dormitório e o condomínio oferece serviços bem completos e variados, para diversas idades.
Pessoas solteiras e sem filhos também podem morar neste tipo de imóvel, se buscam uma infraestrutura mais completa.
Outra grande vantagem do apartamento tipo: ele cabe em todos os bolsos! Sim, tem imóveis mais econômicos, de alto padrão e até de luxo, voltados para quem busca mais requinte, localização privilegiada e qualidade de vida.
GARDEN
O garden também é um apartamento tipo. Sua principal diferença é que, na maioria dos empreendimentos, ele está localizado no andar térreo.
Mas, por quê?
Bom, garden é uma palavra inglesa que significa jardim, certo?
Então, os apartamentos garden estão localizados no andar térreo porque são acrescentados de uma área externa com um jardim privativo daquela unidade.
É obrigatório que essa área seja um jardim? Não. Apesar de a ideia principal ser essa, os moradores da unidade garden têm a liberdade de criarem o espaço que quiserem, como um quintal ou brinquedoteca para as crianças.
Esse imóvel é ideal para quem tem crianças e prefere não usar o elevador para chegar em casa, para quem tem mobilidade reduzida e para quem ama cuidar de uma horta e não troca seu contato diário com a natureza por nada.
Quer mais uma vantagem para o garden? Seu preço!
Como a maioria das pessoas prefere morar em andares mais altos, seja pela vista privilegiada ou para fugir do barulho da rua, as unidades garden têm um preço mais acessível.
COBERTURA
Existem variados tipos de apartamentos no modelo cobertura. O que os diferencia um do outro?
A quantidade de andares!
A cobertura pode ter um andar, chamada de linear. Ou dois andares, o duplex. Ou também três andares, conhecida como triplex. E até mesmo quatro andares, como a cobertura quadriplex que o jogador Neymar comprou aqui pertinho, em Balneário Camboriú.
O grande diferencial da cobertura é a sua localização: no andar mais alto do prédio.
Diferente de um apartamento tipo, a cobertura tem metragem espaçosa e, por ser um imóvel de luxo, oferece lazer privativo, como piscina e churrasqueira.
Em algumas coberturas mais modernas, os ambientes de lazer podem estar no rooftop, proporcionando mais conforto e qualidade de vida.
SAIBA MAIS -> As casas dos famosos que viralizaram em 2023
E então, entre todos esses tipos de apartamentos, qual combina mais com você? Se você já decidiu, é hora de falar com um corretor aqui da Luagge, para encontrarmos o apartamento ideal para você ou sua família!
Nenhum comentário