7 motivos para morar em Porto Alegre

26/03/2024 /

7 motivos para morar em Porto Alegre

26 de março de 1772. 

Neste dia, era criada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. Em 1773, o nome mudou: Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.

Foi a partir de 1824 que a Porto Alegre que conhecemos hoje, cosmopolita e multicultural, começou a se formar com a chegada de imigrantes alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses.  

Com extensas planícies que chegam até a Argentina e ao Uruguai, Porto Alegre também é conhecida como a Capital dos Pampas. Foi ali que o gaúcho nasceu. 

E foi depois da Guerra dos Farrapos, no século 19, que Porto Alegre se desenvolveu. 

Hoje, Porto Alegre é a 10ª cidade mais populosa do Brasil, sendo também a mais populosa do Rio Grande do Sul, com cerca de 1.332.570 moradores, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE.

No total, são quase 500 km² de extensão e uma geografia diversificada, com morros graníticos de 730 milhões de anos que ocupam 65% do território urbano da cidade.

Isso faz da capital gaúcha uma cidade plural e diversa, sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e, também, a cidade que muita gente escolhe como lar.

Com tradição e modernidade, hoje Porto Alegre comemora 252 anos!

Mas, como podemos definir o “morar em Porto Alegre”?

Continue a leitura e descubra 7 motivos para morar na capital gaúcha!

Quais as vantagens de morar em Porto Alegre?

MOBILIDADE

A rede de transporte da capital abrange a maioria dos bairros, com mais de 300 linhas de ônibus e 22 linhas de metrô que percorrem mais de 43 km. 

E por ter uma localização estratégica, é possível ir para a Serra Gaúcha ou para o Litoral com bastante facilidade!

Além disso, a localização estratégica se estende além da fronteira. Como o Rio Grande do Sul está colado ao Uruguai e à Argentina, a capital gaúcha tem um aeroporto internacional para facilitar a mobilidade com países vizinhos da América do Sul.

Então, ao morar em Porto Alegre, não se preocupe: você vai conseguir transitar sem dificuldades.

INFRAESTRUTURA COMPLETA

Morar em Porto Alegre é viver em uma das principais capitais do país. Isso significa ter a sua disposição uma cidade com infraestrutura completa de comércios e serviços em todos os lugares.

O Mercado Público de Porto Alegre é um exemplo, como uma referência de centro de abastecimento para a cidade, oferecendo uma gama diferenciada de atividades e produtos.

Na área da Saúde, Porto Alegre se destaca na área de serviços para a economia gaúcha: com 34 hospitais e mais de três mil clínicas, a cidade é considerada um dos principais polos de saúde do Sul do Brasil. A Região Metropolitana, aliás, tem seis escolas de Medicina, todas entre as principais do país.

Vários bairros de Porto Alegre, inclusive, se destacam com bons indicadores no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como o bairro Belém Novo, na Zona Sul da cidade, que mescla características rurais e urbanas, sendo permeado pela orla do Guaíba e clubes de golfe. 

ECONOMIA E TRABALHO 

Segundo o Índice Cidades Empreendedoras de 2022, Porto Alegre está no Top 10 das cidades gaúchas com as melhores condições para empreender no Brasil. Os indicadores de destaque são: infraestrutura, acesso à capital, inovação e capital humano.

Além disso, o “Mapa da Riqueza” da Fundação Getúlio Vargas, divulgado em 2023, colocou Porto Alegre como a capital com a 2ª maior renda entre todas as 27 capitais brasileiras. A renda média da cidade fica em torno de R$ 3.775, tendo base nos números do Imposto de Renda de 2020.

EDUCAÇÃO

Em 2020, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que mais da metade das 436 cidades gaúchas alcançaram a meta de desempenho prevista pelo Governo. Entre as capitais que mais investem em educação, Porto Alegre investe uma média de R$ 17 mil por ano em cada aluno.

Já no Ensino Superior, a cidade também se destaca com várias universidades, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

E mais uma boa notícia para quem escolhe morar em Porto Alegre: a taxa de escolarização atinge quase 100% da população!

CENTRO HISTÓRICO

Lembra que falamos que o Rio Grande do Sul como um todo é um estado bem tradicional? O Centro Histórico de Porto Alegre é a prova viva disso!

O ponto de partida é a Praça da Matriz, que concentra prédios bem importantes, como o Palácio Piratini (a sede do Governo do Estado), a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro.

O Mercado Público é parada obrigatória para quem visita o centro. E a Escadaria da Borges também, pois oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade.

Rodeado de prédios antigos e com uma arquitetura única, o Centro Histórico é uma das regiões preferidas de turistas e de quem vai morar em Porto Alegre.

GASTRONOMIA

Hmm, achou que não iríamos falar da gastronomia gaúcha? 

Claro que este é um tópico obrigatório e um dos principais motivos para morar em Porto Alegre!

Para começo de conversa, a cidade se tornou a capital do churrasco, segundo o Ministério do Turismo. Claro, o churrasco é o maior orgulho do gaúcho!

Porém, a gastronomia gaúcha tem muito mais!

Arroz carreteiro | Pinhão | Galeto na Brasa | Tainha assada | Entrevero | Cuca | Chimarrão | Vinhos | Matambre recheado | Espinhaço de ovelha com aipim | Xis | Café Colonial | Sagu com creme | Ambrosia 

Aliás, Porto Alegre também tem muitos restaurantes internacionais, de comida alemã, por exemplo, devido a sua influência estrangeira na colonização.

LAZER + GUAÍBA

Pode perguntar para qualquer pessoa. Moradores, turistas ou quem vai morar em Porto Alegre. Todos amam passar um tempo na Orla do Guaíba aproveitando a natureza e as diversas atrações da região.

O Guaíba, aliás, é um dos principais orgulhos do povo gaúcho. 

O lago representa a história do Rio Grande do Sul, por ter sido fundamental na Guerra dos Farrapos, no século 19. São 496 km² de área, com extensão de 50 km. As águas do Guaíba fluem em direção à Laguna dos Patos, chegando ao Oceano Atlântico.

Hoje, é uma das principais áreas de lazer da capital. No Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba, é possível fazer caminhadas, passeios de bicicleta, contemplar a natureza, piqueniques com a família, viajar de barco, aproveitar bares e restaurantes.

E para completar, apesar de Porto Alegre não ser uma cidade litorânea, a orla do Guaíba tem praias em Ipanema, Belém Novo, Lami, Itapuã.

Além da região do Guaíba, Porto Alegre é uma cidade que oferece muitas opções de lazer:

Estádio Beira-Rio | Centro Cultural do Gasômetro | Fundação Iberê Camargo | Farol Santander | Museu de Arte do Rio Grande do Sul | Casa de Cultura Mario Quintana | Parque Farroupilha  

SAIBA MAIS -> Porto Alegre no ranking das 10 melhores cidades para morar no Brasil, segundo a ONU

Morar em Porto Alegre é tudo de bom! Mas, você já sabe se vai comprar ou alugar um imóvel aqui na cidade? Casa ou apartamento? Um imóvel em condomínio?
No Blog da Luagge, todas as suas dúvidas podem ser solucionadas para você encontrar o lugar perfeito para morar em Porto Alegre! Não deixe de ler e seja bem-vindo a cidade!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  44  =  51