Confira estratégias para aplicar práticas de ESG no mercado imobiliário

2/11/2023 /

Confira estratégias para aplicar práticas de ESG no mercado imobiliário

O ESG no mercado imobiliário se tornou uma tendência e política obrigatória em muitas empresas do setor que entendem ser fundamental adotar estratégias que priorizem os três pilares deste conceito: meio ambiente, social e governança corporativa. 

Claro, as pessoas estão mais conscientes sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. Uma pesquisa da consultoria Walk The Talk by La Maison, de 2022, revelou que 94% dos brasileiros esperam que as empresas façam algo sobre ESG. 

Ao que tudo indica, felizmente, as empresas estão no caminho certo para efetivar práticas ESG no mercado imobiliário: de acordo com o estudo ESG na Prática, feito pelo Centro de Tecnologia de Edificações em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, 71% das empresas do segmento imobiliário cumprem ações de ESG e as outras 29% estão na fase de implementação de ações.

No entanto, apenas 33% das empresas conseguem focar nos três pilares do ESG ao mesmo tempo

No geral, o mercado imobiliário tem muitos desafios para colocar a agenda ESG em prática para promover mais sustentabilidade e impulsionar mudanças positivas em um setor tão significativo na sociedade.

Mas, no dia a dia, como integrar as práticas ESG no mercado imobiliário?

Continue a leitura e confira algumas estratégias.

Como aplicar as práticas do ESG no mercado imobiliário? 

AMBIENTAL – ENVIRONMENTAL

Pautas relacionadas à conservação e redução de impactos negativos ao meio ambiente, como:

Gestão hídrica | Desmatamento | Eficiência energética | Gestão de resíduos | Poluição do ar e da água | Aquecimento global | Biodiversidade  

  • SELO LEED 

Uma das primeiras práticas ESG no mercado imobiliário foram as certificações verdes, uma resposta aos críticos do setor devido ao alto volume de emissões de carbono na atmosfera durante a construção de grandes empreendimentos. Para dar outro viés a esse contexto, muitas incorporadoras passaram a criar projetos compromissados com a sustentabilidade.

O selo LEED, por exemplo, que trata sobre Liderança em Energia e Design Ambiental, é um dos mais reconhecidos do segmento imobiliário, focado em avaliar pontos específicos de um empreendimento como a iluminação natural, ventilação, fontes de energia, aproveitamento da água, entre outros aspectos.

O Brasil, inclusive, ao lado do México, são os países da América Latina que lideram o número de edifícios certificados, com mais de 1.500 e 1.200, respectivamente. 

  • UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Para cumprir ações de ESG no mercado imobiliário, algumas empresas utilizam a tecnologia para controlar o consumo de água e energia, além de fazer a destinação de entulho corretamente nas obras, para que os empreendimentos sejam construídos por meio de um processo mais sustentável.

A escolha dos materiais também é um ponto-chave para não haver contaminação do solo ou emissão de poluentes que podem disseminar doenças ou destruir o meio ambiente. Na construção civil, por exemplo, a escolha dos materiais deve ser minuciosa para garantir a qualidade do empreendimento. Mas isso não significa que não possa ser sustentável.

É possível fazer paredes de drywall para diminuir o consumo de água, por exemplo. Na Arquitetura e Design de Interiores, inúmeros móveis são feitos com madeira de reflorestamento, garantindo que o interior do imóvel também seja sustentável.

SOCIAL

Ações relacionadas aos funcionários, fornecedores, investidores, terceiro setor, comunidades do bairro, governo, como: 

Direitos Humanos | Satisfação do cliente | Relacionamento com a comunidade | Diversidade e equidade de gênero | Comprometimento com as leis trabalhistas | Privacidade e proteção de dados | Segurança dos colaboradores

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL

Um dos pilares do ESG é o social, ou seja, questões relacionadas a instituições e comunidades próximas da sua empresa.

O investimento em projetos comunitários é um exemplo de prática social que pode promover diversidade e inclusão, respeito aos direitos humanos, como educação e saúde.

  • IGUALDADE NO TRABALHO

Em uma imobiliária, por exemplo, uma forma de iniciativa social é a promoção da igualdade, seja de gênero ou salarial.

Programas que visam o crescimento profissional de cada funcionário, levando em consideração suas habilidades e competências, tendem a deixar o clima mais harmonioso, desenvolvendo um ambiente de trabalho mais acolhedor e menor discriminatório.

GOVERNANÇA CORPORATIVA – GOVERNANCE

Por se tratar da Governança corporativa e administrativa do negócio, são ações relacionadas a:

Crescimento profissional | Transparência | Ética e compliance | Conduta corporativa | Remuneração | Gestão | Comitê de auditoria | Relacionamento com entidades governamentais 

  • CULTURA ORGANIZACIONAL

Primeiramente, para adotar práticas do ESG no mercado imobiliário, é necessário ter muito planejamento e buscar uma cultura organizacional sustentável, onde todos os colaboradores da empresa entendam a importância de cuidar do meio ambiente e das comunidades ao redor.

Por isso, alguns fatores podem ser considerados como a criação de práticas sustentáveis nos negócios, a definição e monitoramento de cada prática ESG, o envolvimento de toda a empresa e colaboradores, além da criação de comitê para implementação dos pilares ESG.

  • TRANSPARÊNCIA

No dia a dia do mercado imobiliário, existe muito trabalho burocrático. Na imobiliária, por exemplo, são muitos papéis de contratos de locação ou venda, novos imóveis que chegam ao sistema, diversos pagamentos a serem realizados.

Portanto, transparência é uma palavra de ordem. Isso traz mais sustentabilidade à gestão e equidade na administração, além de mostrar aos funcionários que a confiança é total, em ambos os lados.

Algumas ações a serem feitas para dar mais transparência ao dia a dia de trabalho:

  • Divulgação de atos societários
  • Criação de um Comitê de Ética
  • Divulgação do Código de Conduta
  • Treinamentos para todos os níveis hierárquicos
  • Divulgação das principais políticas de governança
  • Desenvolvimento de programas de gestão de riscos corporativos 
  • Criação de um Canal de Denúncias para irregularidades com clientes ou assédio moral/sexual no ambiente de trabalho, entre outros

O QUE A LUAGGE IMÓVEIS TEM FEITO SOBRE ESG?

O ponto de partida para qualquer empresa investir em ESG é entender a importância de práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais negativos, promover a inclusão social e garantir solidez na gestão.

Aqui no Rio Grande do Sul, a Luagge Imóveis é pioneira na adoção e implementação das práticas ESG no mercado imobiliário. Nós acreditamos que o cuidado com o meio ambiente é positivo para nós e para todos!

Ao longo da nossa história, adotamos uma série de práticas de ESG em nosso dia a dia:

  • Apoio a instituições sociais

Criado em 1939 no bairro Ipanema, o  Educandário São João Batista cuida de crianças e adolescentes com deficiências. Há muitos anos, realizamos ações sociais por meio de doação de alimentos e itens de higiene/limpeza, além de apoio financeiro e voluntário para ajudar a nossa comunidade.

Proteção animais também é nossa prioridade! Por isso, damos assistência com doação de rações e medicamentos para a ONG Majuna, que acolhe cães, gatos, porcos, cavalos, bois, cabritos e coelhos em um sítio no bairro Lami. 

  • Incentivo à comunidade 

Criamos jogos americanos para restaurantes parceiros de Porto Alegre com a mensagem “Cuidar do planeta faz parte do nosso cardápio” para incentivar o cuidado com o meio ambiente. 

Em outros estabelecimentos da capital gaúcha também instalamos totens que, além de contar a nossa missão e valores, incentivam a comunidade a ser mais sustentável, inclusive de formas básicas, como não jogar o lixo na rua.

  • Redução do consumo de energia

A fim de incentivar o uso de fontes renováveis de energia, a nossa matriz gera a sua própria energia limpa via energia captada por placas fotovoltaicas.

Além disso, temos uma parceria com a Moss, uma climate tech que combate a crise climática na Amazônia através da compra de créditos de Carbono e, dentro do nosso planejamento, pretendemos adquirir o selo de Pegada de Carbono ZERO!

Neste caminho, também temos uma parceria com a VOLTERS, que oferece assinaturas de energia limpa para todos os clientes com contrato de aluguel, reduzindo o consumo de energia convencional. Nossos inquilinos ainda ganham 10% de desconto na conta de energia!

Sendo uma empresa sustentável, também incentivamos nossos clientes a cuidar do meio ambiente e ter um dia a dia de zelo pelo nosso futuro.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

9  +  1  =